Unindo design autoral e práticas sustentáveis, a nova loja da AVGVST em Berlim oferece uma vivência singular: joias feitas à mão, estúdio de tatuagem e referências às dark kitchens.
Estamos acostumados a associar lojas de joias a ambientes suntuosos, com materiais sofisticados em seus acabamentos, muitas vezes inspirados em estilos tradicionais que remetem ao neoclássico. Esqueça essa abordagem familiar e surpreenda-se com a nova loja da inovadora marca AVGVST, em Berlim, Alemanha. Fundada em 2015 pela designer Natalia Bryantseva, o novo espaço ocupa o térreo de uma antiga residência construída em 1863, revitalizada pelo renomado arquiteto Harry Nuriev e seu Crosby Studios.
O conceito do projeto foi inspirado nas famosas dark kitchens — cozinhas operadas exclusivamente para delivery e retirada, sem espaço para consumo local. Embora inusitado, há paralelos entre a operação de uma dark kitchen e o processo de fabricação de joias: ambos demandam precisão manual e atenção aos detalhes. Com essa premissa, os ambientes da loja foram projetados como espaços mutáveis, utilizando o reaproveitamento como princípio estético e funcional.
No lugar de móveis fixos, o espaço conta com mesas de apoio, bancos e cadeiras dobráveis de acampamento, além de expositores adaptados a partir de equipamentos de cozinha industrial. Como revestimento de parede, foram reaproveitadas persianas de escritório. Um dos lados da área de vendas é inteiramente coberto por espelhos, criando uma ilusão de amplitude. A icônica cor amarela, característica da marca, se destaca em vários pontos do ambiente, reforçando a identidade visual.
A experiência do cliente é enriquecida por um estúdio de tatuagem e piercing dentro da própria loja — um ambiente separado, todo revestido por espelhos, com mobiliário predominantemente amarelo, exceto pela cadeira de atendimento. Pode parecer incomum encontrar um estúdio de tatuagem em uma joalheria, mas o estilo dos produtos da AVGVST e o perfil do público-alvo tornam essa combinação perfeitamente coerente.
A nova loja da AVGVST é uma demonstração ousada de que, quando o conceito está alinhado aos valores da marca e ao seu público, não existem limites para a criatividade no retail design. Quanto mais o cliente se identifica e se surpreende positivamente com o espaço, maiores são as chances de fidelização e construção de admiração pela marca.
Um pouco sobre a Avgvst
Avgvst é beleza e desordem. Perguntas que nos fazemos todos os dias. O que nos une? Por que nossos corações doem tanto? O que podemos fazer sobre isso? Onde nossa jornada nos levará? Nossas joias, objetos e tatuagens não têm todas as respostas. Mas, como amuletos preciosos, eles ajudam a permanecer fiel ao chamado do seu coração, incorporando coisas que são importantes demais para serem esquecidas. Amuletos foram as origens das joias. Acreditamos que ainda não perdeu seus poderes. Tudo o que precisamos fazer é encontrá-los, liberá-los e revelá-los.
Em 2013, Natasha Bryantseva, até então diretora criativa de uma agência de publicidade, teve sua primeira experiência com ourivesaria como hobby. Em 2015, transformou essa paixão em um showroom profissional. No ano seguinte, o showroom deu lugar à primeira loja da AVGVST, marcando o início de sua trajetória.
Nos anos seguintes, a marca expandiu sua presença em grandes lojas de departamento e inaugurou quatro novas unidades — duas com estúdios de tatuagem e uma com cafeteria. Além disso, criou o aplicativo "Talking Our Way to August", um jogo de cartas que facilita conversas significativas e fortalece conexões pessoais; lançou uma linha de planners, desenhou capas de livros e publicou uma revista anual com colaborações de designers, jornalistas e autores renomados.
Cada peça da AVGVST é produzida artesanalmente na Alemanha, Itália e Tailândia. O acabamento manual é a essência da marca: doze artesãos participam da criação de cada peça, que leva 14 horas para ser finalizada. Priorizando a sustentabilidade, a marca utiliza ouro e prata reciclados, com diamantes e pedras preciosas de origem certificada e corte ético.
A preocupação com o meio ambiente vai além da produção. As embalagens são minimalistas, sem logotipos, para incentivar o reaproveitamento pelos consumidores, e feitas de papel reciclável e não laminado.
Fonte: Superfuture
Fotografia: Benoît Florençon
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